quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ombudsman

O nome ombudsman nasceu na Suécia, no fim do século 17 – cem anos antes da Revolução Francesa -, quando um rei sentiu a necessidade de ir direto ao povo para saber o que acontecia de fato na administração do seu reino. Em todos os reinos, existiriam os ouvidores do Rei, cujo papel oficial era “fazer justiça em nome do Rei” mas que no paralelo funcionava como linha direta entre o soberano e as bases.

Já no início do século 20, ainda na Suécia, a instituição foi modernizada com a ampliação do conceito. Criou-se outros tipos de ombudsman.

  1. De assuntos militares e jurídicos;
  2. Da administração civil;
  3. Dos consumidores;
  4. Da liberdade econômica;
  5. Da imprensa.

Desde então, este conceito ampliado espalhou-se pelo mundo, chegando às empresas privadas. Hoje, a figura do ombudsman – que tem a função de ouvir e representar o cliente dentro empresa – está ficando cada vez mais comum. Bancos, empresas de jornalismo, varejo etc, são setores que mais têm adotado a idéia com sucesso.

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