Atualmente as empresas estão se ajustando a uma nova era na qual são exigidas mudanças de comportamento em relação aos seus diversos públicos. Isso traz uma nova perspectiva no que diz respeito à postura e aos valores éticos, deixando de visar somente o lucro e cuidando também do ambiente social.
“Se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social”. (RASQUINHA, Fabiana, sobre responsabilidade Social[1].)
Surge, então, o conceito de Responsabilidade Social, que procura valorizar cada vez mais as pessoas, suas opiniões e anseios, contribuindo, assim, para um progresso significativo da instituição e uma melhoria no relacionamento com seus stakeholders.
As empresas estão aderindo a esse conceito para se encaixarem em um novo ambiente social, trabalhando para preservar recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando as diversidades e reduzindo as desigualdades sociais. Além de promover a cidadania interna, a prática da responsabilidade social ajuda a empresa a melhorar sua imagem e reputação diante da opinião pública, pois atrai pessoas mais entusiasmadas para trabalhar na organização e clientes mais interessados em comprar seus produtos, aumentando, conseqüentemente, o seu lucro que também é importante para seu funcionamento.
Essa prática, que está voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade e para proporcionar mais qualidade de vida, é desenvolvida principalmente pelos profissionais de Relações Públicas. Esses profissionais exercem uma função administrativa e estratégica que contribui para o bom desempenho organizacional, conquistando a credibilidade, confiança e o respeito dos stakeholders.
De acordo com o Lesly (1995, p02):
“Relações Públicas é um fenômeno e uma necessidade de nossos tempos. Foi criada pelas forças que aumentaram o rítimo do mundo, colocando as pessoas em muitos grupos diversificados, todos buscando objetivos diferentes, mas, no entanto, todos precisando trabalhar juntos no sentido de obter vantagem e progressos comuns.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário