O mundo já respira COPA. Todas as mídias estão focadas para a África do Sul.
Começou!
Ao som de muitos tambores africanos, começa o Concerto da Copa no Orlando Stadium, em Johanesburgo. Os músicos estão tocando no meio do público, no centro do estádio.
Joseph Blatter, mandatário da Fifa, e Jacob Zuma, presidente da África do Sul, começam a discursar para dar as boas vindas ao mundo no continente africano. Empolgado, o público grita muito a cada palavra dos dois. "A África do Sul está muito feliz em sediar a Copa de 2010 da Fifa. Gostaríamos de agradecer à Fifa por tomar a decisão de trazer o Mundial pela primeira vez ao continente africano. Especialmente, gostaria de agradecer aos sul-africanos por receberem nossos convidados de maneira tão calorosa", discursou Zuma. "Quero também solicitar que demonstrem todo esse calor durante toda a Copa, até que os visitantes se vão. A África está mostrando ao mundo que pode lidar com qualquer assunto mundial tal qual as outras regiões. Á Africa está sediando este torneio, e estamos 'mandando ver'".
Gol, educação para todos
Um vídeo de pouco menos de um minuto mistura imagens de Copas anteriores a artistas e esportistas com a mensagem principal da Copa: de que o gol une os povos e pode ajudar a promover a educação na África. O vídeo termina com a imagem de Pelé.
Africanos
Um dos países africanos mais representados na festa desta noite na África do Sul será o Mali, e os primeiros malinenses a subirem ao palco são Amadou & Mariam. A dupla, formada por uma cantora e um guitarrista cegos, já se apresentou em aberturas de Copa. A primeira vez foi na Alemanha, há quatro anos. Neste momento, eles exaltam justamente sua terra natal com a música "Welcome to Mali".
Nenhum comentário:
Postar um comentário